terça-feira, 8 de janeiro de 2008

CEO supera metas em Petrolina


Lívia Lessa, da assessoria de imprensa


O Centro de Especialidades Odontológicas de Petrolina – CEO - realizou mais de 6 mil atendimentos em 2007, superando a meta estabelecida pelos profissionais da instituição. Petrolina hoje é referência no atendimento odontológico especializado através dos serviços prestados pelo centro, uma unidade de saúde dentária que realiza cerca de 500 atendimentos por mês encaminhados pelas unidades básicas de saúde da cidade. Todos os procedimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde –SUS.

O CEO foi inaugurado em setembro de 2006. Realiza cirurgia oral menor, atendimento a pessoas com necessidades especiais, diagnóstico bucal com ênfase em câncer de boca, tratamento de canal (endodontia) e de doenças da gengiva (periodontia). Um trabalho efetivo e de excelência que o município oferece gratuitamente à população, principalmente a comunidade de baixa renda, que tem acesso a serviços que antes eram oferecidos apenas em clínicas particulares.

A coordenadora do CEO de Petrolina, Fabíola Olinda Mesquita, explica como o trabalho que é desenvolvido. “É uma atenção especializada sem custo. Antigamente as pessoas de menor poder aquisitivo eram marginalizados, excluídas dos procedimentos odontológicos mais complexos pelo alto custo e hoje esses pacientes tem a possibilidade de ter uma atenção odontológica mais integral, privilegiando as suas necessidades”, afirmou a coordenadora.

O CEO integra o programa Brasil Sorridente do Governo Federal. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 78% da população adulta e 92% dos idosos apresentam problemas ns gengivas e precisam de tratamento. Esse é apenas um exemplo da grande demanda da odontologia especializada. Os dados são do SB Brasil; o mais completo levantamento sobre saúde bucal, concluído em 2003. No país, ainda é grande a parcela de brasileiros que nunca foi ao dentista: 15,9% da população, ou 27,9 milhões de pessoas. Em 1998, essa proporção era de 18,7%. Até o lançamento do Brasil Sorridente, em março de 2004, apenas 3,3% dos atendimentos odontológicos feitos no Sistema Único de Saúde (SUS) correspondiam a tratamentos especializados.

Legenda: Mais de 6 mil atendidos no CEO de Petrolina

2 comentários:

Unknown disse...

Dr Fabíola olinda 😍 um anjo

Unknown disse...

Um anjo em forma de gente 😍