segunda-feira, 7 de abril de 2008

Hospital Pró-Matre implanta moderno programa de cardiologia 24h


Lidiane Cavalcante, da Clas Comunicação


Juazeiro/Ba - O Hospital Pró-Matre de Juazeiro está implantando neste mês de abril um moderno programa de cardiologia 24 horas, que consiste na ampliação da unidade coronariana (UTI cardiológica), além da realização de consultas, exames complementares, e execução de procedimentos intervencionistas, como cateterismo e cirurgia cardíaca. O programa, que será executado até o final desse ano, se divide em duas etapas e começa a partir da chegada de quatro médicos cardiologistas, vindos de Recife-PE: Jeová Cordeiro, Antonio Marconi, Anderson Armstrong e Fernando França, além da cirurgiã vascular, Dinani Armstrong.


Os novos médicos vão reforçar uma equipe formada pelos cardiologistas Roberto Micol Bidart e Marília Cavalcanti Nunes. Segundo o médico Jeová Cordeiro, a população juazeirense vai receber no Hospital Pró-Matre, que é pioneiro em toda região nos serviços de UTI, ergometria (teste da esteira), ecocardiograma e MAPA (exame feito através do monitoramento da pressão arterial), um completo atendimento para os eventuais problemas cardiológicos, evitando-se assim o deslocamento para os grandes centros do País.


“Na primeira etapa do programa, ampliaremos a oferta de exames complementares como: eletrocardiograma, ergometria, ecocardiograma, HOLTER, que diagnostica arritmias através da monitorização da atividade elétrica do coração em um período de 24 horas e o MAPA. Tudo isso, com o auxilio de equipamentos de última geração”, destaca o médico.


A expectativa do grupo é que o programa se complete com a realização de procedimentos como cateterismo e cirurgia cardíaca. Para isso, a equipe contará, ainda, com o reforço de mais dois médicos: Bedson de Sá, que atua na área de cardiologia intervencionista e Fábio Granja, cirurgião cardíaco. Dados do Ministério da Saúde revelam que as doenças cardiovasculares, como a hipertensão, doença arterial coronariana e o infarto, são responsáveis por 31% das mortes nas principais cidades brasileiras.


Em Juazeiro, aproximadamente 40 pessoas são transferidas por mês do Hospital Pró-Matre para Salvador-BA em busca de serviços especializados como a realização de exames e cirurgias do coração. “Atenderemos todos os convênios, inclusive o Planserv, plano de saúde dos servidores do Governo do Estado da Bahia”, garantiu o diretor da Pró-Matre, Pedro Borges Filho, que também vislumbra a possibilidade de estender o benefício para os usuários do Sistema Único de Saúde( SUS).


Esta possibilidade começou a se desenhar no ultimo dia 31 de março, quando o diretor da Pró-Matre foi recebido pelo Secretário de Saúde de Juazeiro, Armando Soares Filho, na companhia dos cardiologistas recém-chegados. Durante o encontro, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, Armando Soares Filho garantiu a contratação dos exames de ecocardiografia com Doppler colorido e ergometria computadorizada, pelos mesmos valores que são pagos hoje às clínicas de Petrolina, bem como os exames de hemodinâmica, assim que sejam oferecidos pela Pró-Matre.


“Com o aumento da resolutividade no município, os juazeirenses portadores de planos de saúde ou usuários do SUS resolverão seus problemas de cardiológicos aqui mesmo na cidade, sem precisar procurar outros municípios”, concluiu Pedro Borges Filho.

Um comentário:

meireluce disse...

Com certeza o hospital pró-matre esta de parabéns com essa nova equipe,os serviços prestados são de primeira qualidade!!!!!!!!!parabéns por mais essa conquista,pois, com certeza outras tão melhores quanto virão. Meireluce