terça-feira, 17 de junho de 2008

Artista plástico pernambucano é único do Estado premiado no Salão Abril de Fortaleza

Foto: Rafael Benevides/cortesia
Da Redação


-Rogério Silva, natural de Petrolina, integra lista com 45 selecionados divulgados no final de semana pela Secretaria de Cultura da capital cearense-

O artista plástico Rogério Silva, de Petrolina (Sertão do São Francisco), é o único pernambucano selecionado entre os 461 trabalhos inscritos no Salão de Abril, evento nacional realizado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza. Ele concorreu na categoria pintura com trabalhos que utilizam a técnica acrílica sobre madeira. Todos passaram pelo olhar apurado dos curadores Ricardo Resende, Andrés Hernández e Siegbert Franklin, nos últimos dias 08, 09 e 10 de junho.

Do total de inscritos, 45 foram selecionados para compor a 59ª edição da mostra, entre desenhos, esculturas, gravuras, instalações, fotografias, objetos, pinturas, performances, intervenções urbanas e videoarte. As obras estarão expostas no Centro de Referência do Professor e nos terminais de ônibus do Papicu e Siqueira, região central de Fortaleza, entre os dias 11 de setembro e 21 de outubro. Além de integrar a mostra oficial, cada artista selecionado será agraciado com cachê no valor de R$ 1,5 mil (um mil e quinhentos reais).

Para Rogério Silva, conquistar esse prêmio é o resultado de uma luta árdua, principalmente na sua área, a pintura, técnica em que se especializou. "Concorrer com mais de 400 trabalhos e ser o único do meu Estado selecionado, num dos salões mais importantes do Brasil, realmente é gratificante nesses 10 anos de muita luta e batalha por reconhecimento na minha carreira", comemorou o artista.

Rogério, que também retrata arte em desenhos, expõe atualmente em dois espaços no Recife, utilizando a técnica Nanquim sobre papel arroz. No Frida Mexica Bar (no Pina), a exposição Aos Olhos de Frida reúne 600 postais inéditos e colagens contando a trajetória da pintora mexicana, Frida Kahlo. E na Galeria da Escola de Idiomas ABA (avenida Conselheiro Rosa e Silva), Rogério expõe Sentimentos Urbanos, 300 postais com situações vivenciadas no cotidiano de uma cidade. As mostras seguem até o dia 22.

Salão Abril - Parte integrante do Calendário Oficial da Cultura de Fortaleza, o Salão de Abril é uma realização da Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Cultura. A mostra de tradicional de artes visuais, promovida anualmente pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), reinventou seu formato e ganhou abrangência nacional, a partir de 2007.

A primeira edição do Salão de Abril aconteceu em 1943, sob a direção da União Estadual dos Estudantes (UEE). Naquele período, o mundo vivia um momento difícil (a segunda Grande Guerra) e o Brasil, por sua vez, a Era Vargas.

Sempre polêmico, o Salão enfrentou resistências devido ao seu caráter inovador e à ousadia dos trabalhos realizados pelos artistas de Fortaleza. Atualmente, conta com a participação de artistas de todo o País, inserindo-se definitivamente no circuito nacional das artes visuais.

Com a iniciativa de tornar a mostra nacional a partir do ano passado, os organizadores possibilitaram a participação de trabalhos de todos os estados do País. O diálogo entre as escolas, linguagens, tendências e gerações permite ao evento apresentar um panorama da produção contemporânea em artes visuais, de forma diversificada e instigadora de novos sentidos de percepção através de trocas simbólicas entre artistas e público visitante.


Perfil - O artista plástico Rogério Silva tem formação artística. Em 1998, freqüentou por dois anos as oficinas abertas do MAM – Salvador-BA, sendo aluno de Yuri Sarmento, Caetano Dias, Paulo Pereira entre outros. Estudou ainda Pintura Contemporânea no núcleo de pintura – Escola de Artes Parque Lage – Rio de Janeiro/RJ.


Exposições Coletivas
2007 – Cem Anos do Frevo – Galeria Segundo Jardim – Recife/PE.
2007 – Circuito de Artes – Palacete das Artes – Salvador/BA.
2007 – Arte em Toda Parte – Galeria sem Nome – Olinda/PE.
2006 – Miscelânea – Miscelânea Chic – Salvador/BA.
2006 – Um Trem Para as Estrelas – Centro de Convenções – Salvador/BA.
2005 – 5 Anos de Sala de Arte – Baiano de Tênis – Salvador/BA.
2004 – 5 X Arte – ACBEU – Salvador/BA.
2001 – Interiores – Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro/BA.
2000 – Um Olhar Sobre os 500 Anos – Centro de Convenções – Petrolina/PE.


Exposições Individuais
2007 – Românticos – Galeria do SESC – Petrolina/PE.
2006 – Amor de Mulheres – Galeria Frida Kahlo - Salvador/BA.
2005 – Caleidoscópio – Galeria Frida Kahlo – Salvador/BA.
2004 – Pintura Contemporânea – Galeria Tenda – Petrolina/PE.
Salões de Arte
2007 – Salão Regional de Artes Visuais – Centro de Cultura João Gilberto – Juazeiro/BA.
1999 – XXV Salão de Artes Visuais – Centro de Cultura João Gilberto (Menção Honrosa) – Juazeiro/BA
1999 – XXV Salão Regional de Artes Visuais – Centro de Cultura Feira de Santana/BA.
1997 – III Bienal do Recôncavo Baiano (Destaque) – São Felix/BA.




Legenda: Artista petrolinense comemora prêmio

2 comentários:

Atelier Art E Machê - Desenhos , Pinturas e Esculturas em Papel Machê disse...

Parabenizo meu amigo Rogério Silva pelas suas conquistas, mas devo lembra-lo que o local onde ele expôs seu belo trabalho em 2007 no "Olinda Arte Em Toda Parte" não é uma "Galeria sem nome", mas um Atelier de Arte-FR de Fábio da Rocha na epóca, artista plástico autodidata com 20 anos de trabalho. Atualmente se chama Atelier Art&Machê, Desenho e Pinturas, com Fábio e Cristina Mac Dowell a frente, está localizado nos "Quatro Cantos de Olinda" um dos pontos turísticos mais visitados de Olinda, situado na Rua Bernardo Vieira de Melo, 157 - Quatro Cantos.

Agradeço o espaço aberto por vocês, para comentários.Confiram os belos trabalhos expostos.
Fábio da Rocha www.papiermache.co.uk
galleries>fabio da rocha

Anônimo disse...

Houve um mal entendido nessa história!!!
A galeria mencionada que o artista plástico Rogério Silva expos se chamava Galeria Sem Nome realmente e pertencia a uma Inglesa chamada Sara!!!!
Essa galeria na sua abertura fez uma exposição coletiva com vários artistas,inclusive Rogério Silva!!!!
Essa galeria n existe mais!!!
Me lembro que o artista sempre mencionava muito bem o espaço do Fábio mais além de ter exposto o trabalho dele no Fabio ele também expos na Galeria Sem Nome!!!