sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Circuito Gastronômico da Fliporto apresenta pratos típicos de países da América Latina e do Caribe


Cinara Marques, da redação

Escritores brasileiros e de países da América Latina e do Caribe continuam a discutir até este domingo (30), as diversas correntes da literatura latino-americana e caribenha durante a terceira edição da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), que foi aberta oficialmente na quinta-feira (27). Paralelo às palestras que acontecem no Hotel Armação, convidados e visitantes poderão apreciar também pratos com sabores produzidos em vários idiomas durante o I Circuito Gastronômico de Porto de Galinhas.

O evento gastronômico movimenta desde ontem 14 bares e restaurantes localizados na praia mais visitada do Nordeste, que estão produzindo pratos especiais para a Fliporto variando entre R$ 14,90 e R$ 92,00, servidos individualmente.

Uma dessas especialidades é o Wanchako com Tentáculos del Peculo, prato típico da culinária peruana criado pela chef Simone Bert, que foi especialmente convidada pelo Expresso Sushi, um dos participantes do circuito, para apresentar a iguaria aos freqüentadores da festa literária de Porto.

“A cozinha peruana hoje já é bastante conhecida e resolvemos trazê-la para a Fliporto já que a festa envolve autores de vários países do nosso continente, sem falar que bons chefs e bons pratos só são criados após muita pesquisa e muita literatura. Tenho certeza que o prato que vem com a mistura de temperos peruanos e japoneses, agradará a todos”, disse Simone Bert, que é chef do único restaurante peruano do país localizado em Maceió, mas revela que Recife ganhará dia 9 de outubro o Chiwake, segunda casa da culinária peruana em terras brasileiras.

Também vale provar no Circuito Gastronômico de Porto de Galinhas o Bobó de Camarão à Brasileira do Restaurante Domingus; a Carne de Sol com Macaxeira Gratinada, do Barcaxeira e o Chincharom de Surubi, como é chamado o surubim na Bolívia, do Capitão dos Sete Mares. A Pizza Equatoriana, da Pizzaria Barrocas, será preparada por um chef de apenas 9 anos de idade, filho de Lane Travassos, proprietária da casa. “Sempre gostei de preparar pizzas e resolvi fazer essa em homenagem a Fliporto”, destacou o pequeno chef, Vinicíus Travassos.

Segundo o coordenador do Circuito Gastronômico da Fliporto, Eduardo Côrtes, a iniciativa em promover a gastronomia presente em Porto de Galinhas com a diversidade que a festa literária oferece, é mostrar que tanto nos livros como nos pratos, a cultura de cada país estar presente de forma marcante. “A nossa intenção é misturar mesmo e fazer com que todos que venha prestigiar a Fliporto conheçam a qualidade da culinária de nossos chefs e restaurantes”, definiu o organizador e um dos coordenadores da Fliporto 2007.

Restaurantes presentes no I Circuito Gastronômico de Porto de Galinhas:
Expresso Shushi – cozinha peruana
Beijupirá – cozinhas mexicana
Domingus – cozinhas brasileira/regional
La Creperie – cozinha chilena
Plimporto – cozinha creole
Carne de Sol do Cunha – cozinha brasileira/regiona
Santeria – petiscos latinos
Munganga – cozinha brasileira
Capitão dos Mares – cozinha boliviana
Barcaxeira – cozinha brasileira/regional
Recanto Argentino – cozinha argentina
Pizzaria Barroca – cozinha equatoriana
Picanha do Tio Dadá – cozinha brasileira/regional
Fiteiro – cozinha cubana

Foto: Ricardo Lira/divulgação
Legenda: Côrtes com alguns dos chefs que participam do Circuito Gastronômico da Fliporto

Nenhum comentário: