Fonte: Jornal do Commercio
Duas duplas de compositores do Sertão foram as grandes vencedoras do I Concurso Cultura Popular nas Ondas do Rádio. As músicas Lana azul, de Edmilson e Maurício, e No sertão eu vi, de Azinaldo e Pelê, representaram os municípios de Ibimirim e Afogados da Ingazeira, respectivamente. Desde abril, rádios comunitárias, comerciais e educativas brasileiras mobilizaram suas comunidades e enviaram canções representativas de suas regiões: cirandas, entoadas, modinhas, cantorias e outras canções tradicionais da cultura brasileira.
Foram 29 inscrições de quatro regiões do Brasil: Nordeste (16 inscrições), Sudeste (8 inscrições), Norte(3 inscrições) e Sul (2 inscrições). Após a análise detalhada de todo o material, uma equipe de jurados elegeu as dez canções vencedoras. Cada inscrição foi avaliada em três itens: material descritivo, vínculo da canção com a cultura regional e a criatividade da canção.
A rádio responsável pela inscrição da canção selecionada vai receber um prêmio em dinheiro no valor de R$ 500. No município de Ibimirim foi a Associação e Movimento Comunitário Rádio Sertão FM e, em Afogados da Ingazeira, a canção era a representante da Rádio Povo. Além disso, cada canção vencedora será tema de um programa de rádio que vai contar a sua história, entrevistar seus principais personagens e registrar a importância da música para a cultura da região.
Os programas serão enviados para 400 rádios comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte. O I Concurso Cultura Popular nas Ondas do Rádio conta com o apoio do Instituto Votorantim.
domingo, 23 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário