quarta-feira, 10 de outubro de 2007

STR participa de manifestação para reintegrar famílias da área do Projeto Pontal Sul

Trabalhadores rurais de Petrolina ocuparam ontem (9) pela manhã a frente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) como forma de exigir uma solução para a reintegração de posse a 1200 famílias de uma área do Projeto Irrigado Pontal Sul ocupada há cerca de cinco meses por integrantes do MST (Movimento Trabalhadores Rurais Sem Terra)। A ação foi intermediada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR).

A área já tinha sido concedida pela Codevasf aos agricultores para a construção de casas dentro do processo de indenização para a implantação do projeto irrigado। Segundo a diretora da Secretaria de Organização, Formação Sindical, Jovens e Mulheres do STR, Maria de Lourdes Meneses (Lourdinha), três pontos estavam na pauta da manifestação, um deles é o possível loteamento do Pontal Sul, onde famílias foram desapropriadas.

"Queremos que essas famílias sejam beneficiadas com casa e terra। Outro item é a concessão de moradia e água para famílias que estão no acampamento 25 de julho, na área do Projeto Maria Tereza. São cerca de mil famílias acampadas nesta área. O terceiro ponto é a liberação da água através do projeto Pontal Sul para beneficiar comunidades como Amargosa, Porto da Serra, Jatobá, Lajedo e Gavião e a solução só vem com a intermediação da Codevasf", revelou Lourdinha.

O presidente do STR, Francisco Pascoal (Chicôu), disse que a intenção da manifestação foi tentar que desta vez as reivindicações fossem acordadas। "Várias vezes já tentamos nos reunir, procurar uma solução consensual, mas nada foi resolvido, pois sempre só se resolvem essas questões quando se coloca o povo na rua", lamentou.

Conforme Chicôu, agora é esperar uma solução que deve vir da diretoria da Codevasf em Brasília ou do Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário. "São famílias instaladas em áreas já desapropriadas", lembrou o presidente do STR.

Nenhum comentário: