quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Univasf realiza seminário sobre o Conexões de saberes



Klene Barreto, da assessoria de imprensa

A Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) promove nesta sexta (5) o II Seminário Local do Programa Conexões de Saberes: Diálogos entre a universidade e as comunidades populares। O evento acontece na sala de Núcleo Temático, campus de Petrolina, a partir das 8h30 com as presenças do reitor da Univasf, professor José Weber Freire Macedo, que abrirá os trabalhos, e da pró-reitora de Integração, professora Alvany Santiago. Para participar basta se credenciar, no local, a partir das 8h.


As atividades prosseguem durante todo o dia। Às 10h haverá a apresentação dos projetos do Conexões de Saberes e o lançamento do programa Escola Aberta. Às 11h45 será apresentado o resultado da pesquisa "Perfil da Universidade (RE)conhecendo diferenças", que traça o perfil sócioeconômico dos estudantes que ingressaram na Univasf em 2006. A pesquisa foi realizada com 648 calouros.


No sábado (6) haverá palestras, mesas-redondas, Fórum do Estudante de Origem Popular (Feop), painéis e a discussão dos seguintes Grupos Temáticos: Comunidades populares e universidade: olhares para o outro; As práticas pedagógicas e a lógica meritória na universidade; Desigualdade e diferença na universidade: gênero, etnia e grupos sociais populares e Políticas públicas no território das universidades। As inscrições para os GTs serão abertas às 8h.


Para a noite estão programadas atrações culturais no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina, a partir das 20h, com a participação de professores e alunos। Além de representantes dos discentes, docentes, colegiados acadêmicos e Diretórios Central dos Estudantes (DCE), foram convidados representantes de outras instituições e das comunidades envolvidas.


O Conexões de Saberes é um programa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC/Secad), implantado em universidades públicas com o objetivo de promover o acesso e a permanência de estudantes de origem popular na universidade।


Atualmente estão sendo desenvolvidos, na Univasf, oito projetos, a exemplo do Pré-Vasf; Univasf de Portas Abertas; O Bom Filho à Casa Torna; Educação e Cidadania; Meio Ambiente; Vestibulando e Alfabetizar para Crescer। Participam dos projetos alunos e professores da Univasf, totalizando 44 integrantes।


Foto: Google Imagens
Legenda: Mais de 40 pessoas, entre professores e alunos, integram o Conexões na Univasf

Nenhum comentário: