segunda-feira, 12 de novembro de 2007

FAEPE promove 5ª Tecnopec na Exposição do Parque do Cordeiro


Mostra deste ano foi ampliada e reunirá além das cadeias produtivas da bovinocultura do leite e caprinoovinocultura, os segmentos da aquicultura, turismo rural e flores tropicais


Da Assessoria de Imprensa


A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE) realiza esta semana a 5ª Tecnopec (Mostra Tecnológica da Agropecuária) dentro da programação oficial da 66ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife. Este ano o evento integra além das cadeias produtivas da bovinocultura do leite e da caprinoovinocultura, os segmentos de flores tropicais, turismo rural e aquicultura.

A Faepe realiza a Tecnopec 2007 com o apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas). “Optamos em ampliar a participação de outras cadeias, abrangendo um número maior de setores importantes para o desenvolvimento da economia de Pernambuco”, justificou o assessor técnico da Faepe e coordenador geral da Tecnopec 2007, Ricardo Melo.

Melo acrescenta que a Tecnopec, que só termina no próximo domingo (18), é um evento com ações educativas, além de divulgar e ajudar a melhorar a produtividade econômica dos setores envolvidas no evento. A previsão é receber um público em torno de 400 mil pessoas, mesmo número de pessoas que passará pela Exposição de Animais do Parque do Cordeiro.

“É uma iniciativa da Faepe que vem contribuindo para o sucesso da Exposição de Animais, atraindo a cada ano, mais pessoas interessadas em melhorar o conhecimento nesses setores produtivos”, frisou o coordenador.

O evento conta com 5 estandes ocupando uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados no Parque do Cordeiro, com exposição de animais, equipamentos e produtos dos segmentos presentes à mostra, além da realização de palestras, oficinas e cursos de cozinha experimental na produção de biscoitos, queijos e iogurtes, entre outros alimentos derivados de leite e carnes.

As inscrições para participar das atividades da Tecnopec 2007 são gratuitas e qualquer pessoa interessada poderá se inscrever, se cadastrando uma hora e meia antes do inicio de cada evento. As oficinas e cursos são de interesse geral, visando apresentar ao público que visita a Exposição de Animais, todo o processo de produção da carne caprina e do leite.

“Nos cursos, os participantes também aprendem como são os cuidados para a produção dos alimentos derivados”, explicou a supervisora de treinamento do Senar/PE, Mônica Pimentel.

As cozinhas experimentais começam às 14h e às 19h com duração de 3 horas cada. A expectativa é treinar mais de 1 mil pessoas, entre alunos de universidades, escolas agrotécnicas e cursos de turismo, além de produtores, técnicos que trabalham com as cadeias caprina e bovina de leite e o público em geral.

Os instrutores dos cursos de culinária são Torquato Marques dos Santos, especialista em queijos e derivados e Mirian Camelo, que tem como especialidade economia doméstica e preparação de cardápios, além de orientar sobre noções de higiene na hora de produzir e comercializar os produtos.

Ainda na programação da Tecnopec, vai acontecer a 63ª reunião da Comissão Estadual da Caprinoovinocultura da Fiepe. O encontro será no dia 17, a partir das 19h com a participação de 50 produtores e representantes de órgãos públicos e de entidades ligadas à produção de caprinos e ovinos no Estado.

“Vamos nos reunir para debater entre outros temas, o documento o Berro de Salgueiro, que foi elaborado durante o Encontro Integrado da Caprinoovinocultura, realizado no mês passado, além das novidades mercadológicas da produção de carnes e leite, caprinos e bovinos”, informou o coordenador Ricardo Melo.

Foto: Divulgação/Faepe
Legenda: Cozinhas experimentais da Tecnopec atraem muitos participantes

Nenhum comentário: