Foto: Google Imagens

Da assessoria de imprensa
Juazeiro/BA - O presidente da Comissão Especial do Rio São Francisco da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Misael Neto (DEM), demonstrou quarta-feira (21), em reunião do colegiado, grande preocupação com a situação do nível de água no lago do Sobradinho. "O nível do reservatório diminuiu muito nos últimos meses e hoje registra, apenas, 17% de sua capacidade total de armazenamento", frisou o parlamentar. O lago de Sobradinho abastece as hidrelétricas de Paulo Afonso, Itaparica, e Xingó, usinas que são responsáveis pela geração de mais 75% da energia nordestina.
Segundo o deputado, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que mesmo com esta diminuição não existe o risco de racionamento de energia, nem de apagão. O que aconteceu na realidade foi a ampliação do fornecimento de energia para o Sul e Sudeste do país, devido à seca que atinge aquelas regiões.
"A última vez que o lago teve uma redução tão grande foi em 2001", salientou Misael, informando que apesar da Chesf ter tranqüilizado a população, já que se aproxima o período chuvoso, que é de novembro a abril (quando este período ocorre o nível sobe rapidamente), até agora, segundo o parlamentar, "nenhuma gota de chuva foi registrada".
O parlamentar informou que a seca na região norte na Bahia está fazendo com que um grande número de comunidades fique sem água. Fato que tem levado vários municípios a decretarem situação de emergência e obriga os cidadãos a gastarem parte de sua já escassa renda com compra de água em carros-pipa. "É necessário que medidas emergências sejam tomadas", destacou o deputado democrata Misael Neto.
Legenda: Deputado se diz preocupado com nível baixo do Lago de Sobradinho
Legenda: Deputado se diz preocupado com nível baixo do Lago de Sobradinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário