quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Porto de Galinhas vira palco do jazz e do blues

Foto:Ricardo Lira/divulgação
Da assessoria de imprensa


Porto de Galinhas/PE - Músicos renomados, de fama nacional e internacional, se encontrarão a partir desta quinta-feira (29) no 1° JazzPorto – Circuito de Jazz e Blues de Porto de Galinhas – que acontece até domingo (1°). A praia, escolhida recentemente a mais bonita e principal destino turístico do litoral brasileiro, terá entre outras atrações, o baterista americano Andy Potter, o gaitista carioca Jefferson Gonçalves e os grupos Concept Jazz Trio, Jazz Blues Band e Uptown Band.

O evento é realizado pela Editora Fliporto e a Uptown Band, liderada pelo músico e produtor cultural Giovanni Papaléo, curador do circuito. As apresentações estarão concentradas nos principais restaurantes do balneário, além de shows pelas ruas de Porto como os da ‘Esquina do Blues’, sempre no inicio da noite e no ‘after hours’ (fim de noite).

“Serão três dias movimentando Porto de Galinhas com muito jazz e blues. Procuramos fazer uma programação para atender todos os gostos e ocupando a tarde-noite da Vila de Porto com o som e o ritmo originário da cultura creole, de Nova Orleans, nos Estados Unidos, onde a população é de maioria negra. O ritmo tem adeptos em vários países do mundo e no Brasil não poderia ser diferente”, disse o coordenador do JazzPorto, Eduardo Côrtes.

O primeiro dia do evento tem como atração principal o Concept Jazz Trio, a partir das 21h, no restaurante Munganga Bistrô. O trio de músicos é formado pelo pianista Toni Yucatan, o baterista Misael Barros e o baixista Nando Barreto. A apresentação do Concep Jazz Trio vem com participação especial do maestro Edson Rodrigues, instrumentista pernambucano conhecido nacional e internacionalmente.

“Durante o show de abertura, haverá também degustação da Jambalaya, um risoto apimentado com frutos do mar, prato típico da cozinha creole de Nova Orleans. Será uma atração à parte”, comentou o curador Giovanni Papaléo.

Na sexta-feira (30), o destaque é o baterista de Chicago Andy Potter que se apresenta com a Jazz Blues Band, de Euclides Dourado Neto e o rapper americano Mr. E. As apresentações começam a partir das 21h no restaurante Itaoca, que abrigará também uma exposição sobre a história do jazz e do blues no mundo.
O baterista Andy Portter mora atualmente em Florianópolis/SC e tem um trabalho de mixagem do jazz com ritmos nordestinos e brasileiros. “Potter já esteve várias vezes no Recife tocando e fazendo pesquisas musicais e será uma das nossas principais atrações”, acrescentou o coordenador Eduardo Côrtes.

No sábado (30), a atração principal é o gaitista do Rio de Janeiro, Jefferson Gonçalves, que faz show a partir das 21h no Itaoca com a Uptown Band. Gonçalves é especialista em blues, já tendo tocado em vários festivais no Brasil e fora do país, além de integrar o projeto ‘Oi Blues by Night’, o mesmo que a Uptown Band realiza no Recife e em outras capitais nordestinas.

No mesmo dia, a partir das 20h30, haverá o lançamento da segunda edição do livro ‘Nova Orleans: a Capital do Jazz’, de Isabel Raposo. A publicação relata a passagem da escritora por Nova Orleans quando a cidade foi atingida pelo furacão Katrina, catástrofe que marcou este início de século no mundo. A publicação é da Editora Fliporto e sai com 200 exemplares.

A programação do último dia do JazzPorto 2007 se completa com o pré-lançamento do CD “Do Mississipe ao Capibaribe”, da Up Town Band, cujo título faz um link entre os ritmos nordestinos com o blues e jazz oriundos do Mississipe, região norte-americana bastante influenciada pelo ritmo.
O JazzPorto 2007 tem o apoio da Cia do Lazer, Prefeitura de Ipojuca, Broomer, InfoBox, Associação dos Comerciantes e Associação dos Hoteleiros de Porto de Galinhas, além de restaurantes do balneário. Mais informações podem ser obtidas no site (81) 3552-1728 ou no http://www.jazzporto.com.br/ .


Legenda: Ruas de Porto também terão shows

Nenhum comentário: