quarta-feira, 26 de março de 2008

Caderneta de Saúde do Idoso é lançada em Petrolina

Lívia Lessa, da Assessoria de Imprensa

A 8ª Gerência Regional de Saúde (Geres), em Petrolina, promoveu nesta terça-feira (25), uma capacitação para implantar a Caderneta de Saúde do Idoso. O evento aconteceu no Centro de Convenções Nilo Coelho e reuniu profissionais da saúde dos sete municípios: Petrolina, Afrânio, Dormentes, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.

As informações sobre o que é a Caderneta de Saúde do Idoso e as orientações de como preenchê-la corretamente e distribuí-la foram repassadas pela gerente de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde do Estado, Lucyana Moreira e a médica geriatra Carla Núbia Borges, que estão percorrendo todo o território pernambucano para implantar a Caderneta.

Carla Núbia Borges explica que o preenchimento completo e correto da Caderneta do Idoso será muito importante para o tratamento e acompanhamento da população. Ela contém dados de identificação, patologias, condições, deficiências, estado funcional, internações, vacinas, medicamentos utilizados, consultas de especialistas, controle de pressão e glicemia e escores de escalas que avaliam o idoso. "Essa Caderneta é padronizada e válida em todo o território nacional. Pernambuco receberá 416 mil Cadernetas do Ministério da Saúde, que serão distribuídas à medida que forem feitas as capacitações dos profissionais da saúde nas regiões", ressaltou.

Os municípios da 8ª GERES receberão cerca de 11.500 no total. Em Petrolina já devem começar a ser distribuídas nas próximas semanas. A médica enfatizou ainda que os idosos cadastrados e acompanhados pela Estratégia de Saúde da Família serão os primeiros beneficiados nos postos do PSF.

“Ela é um instrumento de monitoramente e de acompanhamento da saúde do idoso. Não é uma caderneta de distribuição aleatória, não é um panfleto, não é uma cartilha para se colocar no fundo da gaveta. É um instrumento de saúde que tem que andar junto com a identidade do idoso”, explicou.

Elaine da Costa Sousa, enfermeira do posto de saúde do bairro São Gonçalo, participou da capacitação em Petrolina e aprovou a idéia da Caderneta. “Vai ser muito bom porque vai facilitar o atendimento e um melhor acompanhamento dos idosos, além de prevenir doenças que são comuns nas pessoas idosas acima de 60 anos”, disse.

O Ministério da Saúde está disponibilizando o documento a todos os municípios do Brasil como parte da estratégia do Pacto pela Vida, responsável pelo acompanhamento da saúde da população idosa, que segundo dados do IBGE é de 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira). Uma medida que o Governo considera ser mais um passo importante de conquista de direitos e expressão de cidadania dos idosos.

Nenhum comentário: