Carlos Percol, da Secretaria de Imprensa
Cem alunos da escola Fernandes Vieira, no Recife, visitam o Palácio do Governo nesta quinta-feira (24), às 9 h. Eles serão os primeiros estudantes da rede estadual que vão participar do Projeto de Visitação Pública ao Palácio do Campo das Princesas - coordenado pela primeira-dama do Estado, Renata Campos. Os alunos serão acompanhados por guias – estudantes universitários dos cursos história, turismo e letras da Universidade Federal de Pernambuco, com a coordenação do professor Fernando Guerra, da UFPE.
Todos os jovens que participarem da visitação serão estimulados a escrever um texto sobre o conteúdo histórico e artístico repassado pelos monitores. Serão formados grupos de cinco alunos e os trabalhos serão julgados na própria escola. A cada três meses haverá um concurso geral para selecionar os melhores textos.
O Projeto foi iniciado em julho do ano passado, oportunizando a população em geral, a conhecer a sede do executivo estadual. A secretaria de Educação, no intuito de oferecer o benefício a um maior número de estudantes adquiriu um ônibus para transportar os jovens, com mais conforto e segurança.
As visitas são agendadas sempre para dois dias na semana (quintas e sextas-feiras), em dois horários, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para otimizar a utilização do transporte - que passa a ser exclusivo do Programa - e aproximar ainda mais os estudantes da cultura pernambucana, serão agendadas também visitas ao Museu do Estado (nas terças e quartas-feiras). O Projeto vai atender, em cada dia de visita, aproximadamente 100 alunos do ensino médio e da 8ª série do fundamental, tanto no Palácio quanto no Museu, nos dois turnos.
O cronograma de visitas já está definido até o mês de maio. Depois da Fernandes Vieira, a próxima escola agendada é a Professor Cândido Duarte, também na Várzea. Os 100 jovens desta unidade vão se dividir nos dois horários disponibilizados na sexta-feira (25). Os alunos percorrerão os três pavimentos do Palácio. Conhecerão os salões das bandeiras e dos banquetes, as salas dos oficiais, de visitas, das embaixatrizes, de jantar e o terraço. A idéia é revelar detalhes sobre as características arquitetônicas e do mobiliário do prédio e também dados sobre a própria história de Pernambuco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário