segunda-feira, 7 de abril de 2008

FASJ inicia projeto Desenvolvendo Comunidades

Da Redação do Nucleo de Comunicação Social da FASJ

Juazeiro/BA - Alunos da FASJ começam a ministrar aulas em comunidades de Juazeiro, cidade da região norte da Bahia, no vale do rio São Fransico. É o projeto de extensão Desenvolvendo Comunidades, que faz parte das atividades da faculdade e tem o objetivo, ensinar e capacitar para o mercado de trabalho, a apopulação dos bairros Tabuleiro, D. José Rodrigues, João Paulo II.

O projeto, que está na terceira edição -- as duas anteriores aconteceram nos semestres de 2007 -- conta com a participação de 11 alunos e tem a finalidade de promover a formação cidadã do indivíduo, enquanto ser social e agente desenvolvedor de sua própria realidade. O curso é destinado a pessoas com mais de 16 anos que sejam, pelo menos, alfabetizadas e com disposição para uma jornada de 30 horas/aula que acontecem todos os sábados, de 5 de abril a 6 de junho de 2008.

A aula inaugural será na FASJ e as demais acontecerão na própria comunidade. Disciplinas como Economia Doméstica, Marketing Pessoal, Empreendedorismo, Qualidade no Atendimento, Introdução à Administração, Publicidade e Propaganda, Ética e Responsabilidade Social, para citar algumas, contribuem para formação do aprendizado dos participantes levando-os a refletirem sobre a realidade em que vivem e possibilitando uma melhor preparação para as atividades profissionais.

Para o diretor acadêmico da FASJ e coordenador geral do projeto, professor Antônio Vivan, este é um trabalho que dá prazer e satisfação a todos que participam. “Nós que estamos na organização e na parte operacional aprendemos muito mais com essas pessoas porque existe uma troca de saberes entre o conhecimento acadêmico e a realidade da comunidade”, explica Vivan.

Tharcisio Telles, um dos alunos que participa do projeto como facilitador, explica que essa atividade serve para aplicar na comunidade muita das coisas que está aprendendo na faculdade. “É também uma troca de valores. Faz você sair do seu mundinho e aprender com eles. Porque eles têm muito a nos ensinar”.

Os parceiros da FASJ na iniciativa são: Federação Municipal das Associações de Moradores e Entidades Afins de Juazeiro, Presidentes das associações de moradores e SEBRAE. A FASJ entrega o certificado aos participantes dos mini-cursos mediante freqüência comprovada (70% das horas/aula do curso). Outras informações: Núcleo de Comunicação da FASJ(74) 3611.7672


Bairros participantes:
Tabuleiro, D. José Rodrigues, João Paulo II e Argemiro
Total de pessoas contempladas: 180 a 200 pessoas.

Nenhum comentário: