terça-feira, 8 de abril de 2008

Mototaxistas participarão de projeto piloto em Petrolina

Foto: Divulgação/EPTTC
Nomeriana Cavalcanti, da Secretaria de Comunicação


Transporte individual será implantado provisoriamente no segundo semestre


Petrolina vai implantar a partir do segundo semestre, o projeto piloto de transporte individual de passageiros do município. A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) selecionará duzentos mototaxistas, que atuarão provisoriamente durante 6 meses, período que poderá ser prorrogado. As inscrições serão realizadas de 28 de abril a 9 de maio. O edital com a ficha de inscrição ficará disponível a partir do dia 14 até o dia 25 deste mês, no valor de R$ 10, e poderá ser obtida na sede da EPTTC.


De acordo com o diretor-presidente da EPTTC, Marcone Prazeres, o órgão será responsável pela definição dos pontos de embarque fixos e das tarifas. Os mototaxistas serão divididos em dois grupos e trabalharão em escalas diárias e alternadas. “Nós chegamos a um consenso junto às empresas que fazem o transporte público municipal e resolvemos abrir uma seleção para concessão provisória”, explica Prazeres.


Segundo ele, implantar um projeto piloto de mototaxismo é uma exigência legal. “Caso o município tenha uma boa experiência e consiga adequar esse tipo de transporte na nossa cidade, é preciso que se oficialize isto através de licitação. Se for viável a gente tem que partir para uma regulamentação definitiva”, informa.


Entre os critérios estabelecidos para garantir a segurança dos usuários do serviço, destaca Marcone Prazeres, estão a utilização de capacetes, conforme regulamenta o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o uso de toucas como medida de higiene e obrigatoriedade do seguro contra acidentes da motocicleta.


“A EPTTC também vai exigir que todas as motos tenham sistema de GPS [sistema de posicionamento global] para que a gente possa fazer o monitoramento dessas motos que têm uma mobilidade muito grande. É uma série de requisitos para trazer o menor número de prejuízo possível para a população e para o condutor”, enfatizou.


O diretor-presidente da EPTTC disse ainda acreditar que o novo serviço na cidade não causará grande impacto aos serviços existentes, como táxi e os transportes complementar e coletivo, já que a proposta foi discutida com os grupos que fazem parte do sistema de transporte oficial do município.


Seleção – Os interessados deverão se inscrever na EPTTC entre 28 de abril e 9 de maio, das 8h às 13h. Ter mais de 21 anos, não possuir antecedentes criminais e vínculo empregatício são alguns dos pré-requisitos exigidos. No ato da inscrição também poderão ser apresentados documentos facultativos como o certificado de curso de direção defensiva e o relatório do Histórico de Auto de Infração do Veículo, que contarão pontos na classificação geral.


Os 200 inscritos como as melhores pontuações receberão a permissão provisória. A previsão é que o resultado final saia seja divulgado em 4 de julho. A EPTTC está localizada na Avenida 7 de Setembro, 1582, Bairro Km2.


Legenda: Prazeres frisa que projeto piloto contará com 200 mototaxistas

Nenhum comentário: