Mônia Katiúcia, da Assessoria de Comunicação
- Prêmio colocou Juazeiro em lugar de destaque na Bahia e no país -
Juazeiro/BA - Depois de receber o reconhecimento do Selo Abrinq como “Prefeito Amigo da Criança”, o prefeito de Juazeiro da Bahia, Misael Aguilar (PMDB), comemora mais um reconhecimento importante para o município. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) premiou Juazeiro como uma das dez cidades da Bahia com mais responsabilidade social, fiscal e de gestão. E a União, através do Banco do Brasil, certificou Juazeiro como a cidade que mais se destacou entre as outras. Os melhores desempenhos dos Índices de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS), pelos indicativos de 2006, deram ao prefeito a satisfação de mais um dever cumprido.
Foram feitas avaliações da administração municipal com critérios mais amplos, além do fiscal, conforme diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tais como o desempenho social e utilização eficiente de recursos públicos. “Com o estudo buscamos equilíbrio, não adianta o município ter dinheiro e gastar mal. A pesquisa do IRFS leva em conta diversos itens”, afirmou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Entre os indicativos para avaliar o IRFS dos municípios estão a gestão, a despesa da Câmara de Vereadores, a taxa de mortalidade infantil, a média de consultas médicas por habitantes, a taxa de abandono escolar e a quantidade de professores com ensino superior, além da receita corrente líquida e quanto o município investe em educação e saúde.
Juazeiro reconhecido como um dos melhores colocados do país e o melhor da Bahia, recebeu um presente especial. O prêmio trata-se de uma certificação digital, um documento eletrônico assinado digitalmente, cuja função do certificado é vincular ações do município, por exemplo, a uma chave pública tornando-se apto a realizar transações seguras.
Segundo Ziulkoski, é uma homenagem merecida aos municípios que desempenharam bem suas responsabilidades. “Esses índices apontaram um balanço positivo da gestão, especialmente na área social, onde o avanço verificado foi muito grande”. Ainda de acordo com o presidente da CMN, os municípios são verdadeiros executores das políticas sociais, daí a idéia de premiá-los.
A cerimônia para a entrega do prêmio aconteceu na noite da última terça-feira (14), no Hotel Blue Tree Park, em Brasília-DF, com a presença do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski e dos presidentes das entidades municipalistas estaduais.
Para o prefeito Misael Aguilar, o prêmio não é apenas um reconhecimento, é um atestado da responsabilidade dessa gestão e eficiência em manter a governabilidade, apesar das dificuldades impostas pelas políticas públicas, e o que é melhor, contabilizando resultados positivos em todas as áreas, da educação à saúde, passando pelo social e o equilíbrio financeiro e fiscal. "Essa certificação é uma nota que a gente recebe na complexa prova de administrar um município e sua gente com sucesso”, declarou o prefeito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário