Da Assessoria de Imprensa da Faepe
Capacitações são gratuitas e integram programação do evento que acontece até o próximo domingo (22)
A II Festa do Cavalo, realizada em Gravatá pela Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Sebrae-PE e Prefeitura Municipal, oferece até esta sexta-feira (20) uma programação de cursos, palestras técnicas, escolinha de equitação e oficinas de artesanato voltadas para a confecção de peças relacionadas ao segmento eqüestre. São atividades totalmente gratuitas, realizadas durante todo o dia. Os interessados devem se inscrever 20 minutos antes do início de cada curso ou oficina, que são coordenados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A festa do Cavalo acontece até domingo(22).
A capacitação acontece no Haras Dr. Luiz Ignácio, no espaço destinado ao Senar, aonde a Festa do Cavalo vem sendo realizada desde o último sábado (14), com entrada franca para o público. O haras fica a cerca de 2 Km do centro de Gravatá. A escolinha de equitação é uma das atrações do evento dentro da programação de cursos. As aulas acontecem diariamente, das 9h às 16h, na pista de competições da festa.
Os mini-cursos, palestras e oficinas, são destinados a pesquisadores, produtores, estudantes e o público apreciador de cavalos. Na pauta de conhecimento, cursos como Princípios básicos das enfermidades eqüinas; Turismo Rural – oportunidades de negócios e Casqueamento, Organização de Cavalgada, entre outros, atraem muitos interessados.
Nas oficinas de artesanato, o público participante poderá aprender a técnica de fabricar objetos de arte voltados para o segmento, como cavalinhos em mandeira e cabrestos, utilizando materiais como cordas, cerâmica e garrafas PET. São aulas sempre à tarde, entre 14h e 15h.
Disputa – A Festa do Cavalo 2008 foi aberta no sábado (14) com as provas de marcha voltadas para as raças Mangalarga Marchador e Campolina. Na prova de marcha de Margalarga, uma das mais clássicas do segmento, mais de 50 cavalos foram inscritos. A disputa atraiu criadores, profissionais do setor e um público empolgado com a performance de cavaleiros e cavalos.
Os grandes campeões da prova de marcha foram: categoria fêmea reservado, a vencedora foi a égua Quinta da Lagoa da Serra, do expositor Ari Santa Cruz; na disputa grande campeã, Helga da Pecha Verde, de Cláudio Pascoal, conquistou a primeira colcoação. Na categoria macho, o campeão reservado foi Alameda da Cavalgada, de Pio Guerra e o grande campeão foi Graveto, do expositor Erinaldo Rodrigues.
O presidente da Faepe, Pio Guerra, avalia como positivo o segundo ano de realização da Festa do Cavalo e a tendência é que o evento torne-se cada vez mais consolidado e integre o calendário de turismo rural do Estado. Ele comemorou a ampliação do período da festa, de dois para sete dias; o aumento no número de animais presentes nas provas competitivas, além do crescimento no número de estandes, de 17 no ano passado para 30 este ano, divulgando produtos e serviços voltados para o segmento do agronegócio do cavalo.
"Criamos o evento como alternativa dentro do turismo de lazer no interior, além de movimentar os negócios do cavalo, que envolve toda uma cadeia produtiva e que coloca Pernambuco em lugar de destaque, como principal criado de raças como o Mangalarga Marchador", disse Pio Guerra.
Um leilão, marcado para sábado (21), será realizado pela primeira vez no evento e mostrará bem o potencial do Estado e de Gravatá, como principal criador de Mangalarga do país. Presentes animais das raças Mangalarga e Quarto de Milha e expectativa de negócios da ordem de R$ 600 mil. Ainda no sábado acontecem as provas de hipismo, baliza e tambor. A II Festa do Cavalo deve atrair cerca de 5 mil pessoas por dia.
SERVIÇO
II Festa do Cavalo de Gravatá –
Quando: de 14 a 22 de junho
Cursos e Oficinas de Artesanato do evento – de 16 a 20 de junho
Local: Haras Dr. Luiz Ignácio, BR-232, Km 84
Informações: ((81) 3428-8600(Faepe)3327-5377 (Infinito Promoções)
SERVIÇO
II Festa do Cavalo de Gravatá –
Quando: de 14 a 22 de junho
Cursos e Oficinas de Artesanato do evento – de 16 a 20 de junho
Local: Haras Dr. Luiz Ignácio, BR-232, Km 84
Informações: ((81) 3428-8600(Faepe)3327-5377 (Infinito Promoções)
Instrutores dos cursos:
André Felipe – Escolinha de Equitação
Juscelino Ribeiro
Steve Weston Bezerra
Vitor Maia Neto
Ednéia Nemésio
Rogéria Mendes
André Felipe – Escolinha de Equitação
Juscelino Ribeiro
Steve Weston Bezerra
Vitor Maia Neto
Ednéia Nemésio
Rogéria Mendes
Instrutores oficinas de artesanato:
Adriana Silva Mendes de Souza
Luiz da Costa (Lula da Sela)
Maria das Graças Laurentino
Wladimir Caroba
Adriana Silva Mendes de Souza
Luiz da Costa (Lula da Sela)
Maria das Graças Laurentino
Wladimir Caroba
Legenda: Disputa de provas com cavalos de raça também atrai o público para o evento em Gravatá
Nenhum comentário:
Postar um comentário