quinta-feira, 19 de junho de 2008

Cursos e oficinas movimentam Festa do Cavalo 2008

Foto: Rodrigo Moreira/divulgação
Da Assessoria de Imprensa da Faepe


Capacitações são gratuitas e integram programação do evento que acontece até o próximo domingo (22)
A II Festa do Cavalo, realizada em Gravatá pela Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Sebrae-PE e Prefeitura Municipal, oferece até esta sexta-feira (20) uma programação de cursos, palestras técnicas, escolinha de equitação e oficinas de artesanato voltadas para a confecção de peças relacionadas ao segmento eqüestre. São atividades totalmente gratuitas, realizadas durante todo o dia. Os interessados devem se inscrever 20 minutos antes do início de cada curso ou oficina, que são coordenados pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A festa do Cavalo acontece até domingo(22).


A capacitação acontece no Haras Dr. Luiz Ignácio, no espaço destinado ao Senar, aonde a Festa do Cavalo vem sendo realizada desde o último sábado (14), com entrada franca para o público. O haras fica a cerca de 2 Km do centro de Gravatá. A escolinha de equitação é uma das atrações do evento dentro da programação de cursos. As aulas acontecem diariamente, das 9h às 16h, na pista de competições da festa.


Os mini-cursos, palestras e oficinas, são destinados a pesquisadores, produtores, estudantes e o público apreciador de cavalos. Na pauta de conhecimento, cursos como Princípios básicos das enfermidades eqüinas; Turismo Rural – oportunidades de negócios e Casqueamento, Organização de Cavalgada, entre outros, atraem muitos interessados.


Nas oficinas de artesanato, o público participante poderá aprender a técnica de fabricar objetos de arte voltados para o segmento, como cavalinhos em mandeira e cabrestos, utilizando materiais como cordas, cerâmica e garrafas PET. São aulas sempre à tarde, entre 14h e 15h.


Disputa – A Festa do Cavalo 2008 foi aberta no sábado (14) com as provas de marcha voltadas para as raças Mangalarga Marchador e Campolina. Na prova de marcha de Margalarga, uma das mais clássicas do segmento, mais de 50 cavalos foram inscritos. A disputa atraiu criadores, profissionais do setor e um público empolgado com a performance de cavaleiros e cavalos.


Os grandes campeões da prova de marcha foram: categoria fêmea reservado, a vencedora foi a égua Quinta da Lagoa da Serra, do expositor Ari Santa Cruz; na disputa grande campeã, Helga da Pecha Verde, de Cláudio Pascoal, conquistou a primeira colcoação. Na categoria macho, o campeão reservado foi Alameda da Cavalgada, de Pio Guerra e o grande campeão foi Graveto, do expositor Erinaldo Rodrigues.


O presidente da Faepe, Pio Guerra, avalia como positivo o segundo ano de realização da Festa do Cavalo e a tendência é que o evento torne-se cada vez mais consolidado e integre o calendário de turismo rural do Estado. Ele comemorou a ampliação do período da festa, de dois para sete dias; o aumento no número de animais presentes nas provas competitivas, além do crescimento no número de estandes, de 17 no ano passado para 30 este ano, divulgando produtos e serviços voltados para o segmento do agronegócio do cavalo.


"Criamos o evento como alternativa dentro do turismo de lazer no interior, além de movimentar os negócios do cavalo, que envolve toda uma cadeia produtiva e que coloca Pernambuco em lugar de destaque, como principal criado de raças como o Mangalarga Marchador", disse Pio Guerra.


Um leilão, marcado para sábado (21), será realizado pela primeira vez no evento e mostrará bem o potencial do Estado e de Gravatá, como principal criador de Mangalarga do país. Presentes animais das raças Mangalarga e Quarto de Milha e expectativa de negócios da ordem de R$ 600 mil. Ainda no sábado acontecem as provas de hipismo, baliza e tambor. A II Festa do Cavalo deve atrair cerca de 5 mil pessoas por dia.

SERVIÇO
II Festa do Cavalo de Gravatá –
Quando: de 14 a 22 de junho
Cursos e Oficinas de Artesanato do evento – de 16 a 20 de junho
Local: Haras Dr. Luiz Ignácio, BR-232, Km 84
Informações: ((81) 3428-8600(Faepe)3327-5377 (Infinito Promoções)

Instrutores dos cursos:
André Felipe – Escolinha de Equitação
Juscelino Ribeiro
Steve Weston Bezerra
Vitor Maia Neto
Ednéia Nemésio
Rogéria Mendes

Instrutores oficinas de artesanato:
Adriana Silva Mendes de Souza
Luiz da Costa (Lula da Sela)
Maria das Graças Laurentino
Wladimir Caroba



Legenda: Disputa de provas com cavalos de raça também atrai o público para o evento em Gravatá

Nenhum comentário: