terça-feira, 4 de novembro de 2008

SAMU completa 4 anos em Petrolina

Da Assessoria de Imprensa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrolina está completando hoje (4), quatro anos de funcionamento no município e quem ganha o presente é a comunidade. É o que informa a coordenadora geral do SAMU, Solange da Costa Guedes. O SAMU está sendo submetido a uma ampla reforma nos serviços de atendimento e na estrutura. Já está na pauta para ser entregue para a população em novembro, uma sala de Regulação de Leitos, que será operada em conjunto com o Hospital de Urgências e Traumas, reforçando o novo modelo de atendimento na saúde do município, uma sala de Regulação Médica, que vai funcionar através do atendimento de tele-medicina para regular e atender os chamados de urgência ou orientar os casos que podem ser tratados na própria residência, a implantação de um Sistema de Gravação de Computadores para evitar os trotes no atendimento pelo 192, além da reforma interna do prédio com a construção dos repousos médicos e de enfermagem.
Além destes benefícios o SAMU também recebeu neste ano 3 novas ambulâncias, que segundo a secretária de Saúde, Graça Carvalho, foram entregues pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina para substituir 3 ambulâncias que já estavam com quilometragem avançada. “A iniciativa faz parte da proposta do Ministério, que prevê a substituição dos veículos depois de um período e da quilometragem”, frisou Graça.
Hoje o SAMU conta com 7 ambulâncias: 2 unidade de suporte avançado (USA) e 5 unidades de suporte básico (USB). Já está em pleno funcionamento no SAMU a nova garagem com cobertura para estacionamento de sete ambulâncias, além da Central de Material Esterilizado (CME) e sala de expurgo. “Esta estrutura nova visa oferecer mais agilidade funcional e consequentemente rapidez na assistência aos pacientes”, concluiu a secretária de saúde.

Nenhum comentário: