quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Defesa Civil em alerta devido as chuvas em Petrolina

Da Assessoria de Imprensa

As chuvas que caíram no início da semana em Petrolina deixaram várias famílias apreensivas. De acordo com informações extra-oficiais, choveu 22 milímetros na cidade, onde, mesmo caindo com pouca intensidade, a chuva foi suficiente para causar transtornos no Centro e periferia da cidade. A informação do serviço de meteorologia é a de que a chuva irá se estender até este final de semana, depois dará uma trégua e volta depois do dia 10.

Segundo o Secretário Executivo de Defesa Civil, Jenivaldo Santos, além das dificuldades estruturais da cidade, que dificultam o escoamento da água, o lixo despejado pela população em locais inapropriados é o maior problema, motivo do entupimento dos bueiros e galerias. “Estamos com equipes nas ruas limpando e fazendo a manutenção dos bueiros, canais e bocas de lobo. Em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, esse trabalho é para garantir que a cidade não sofra nenhum problema com a alta densidade pluviométrica", relata o secretário, acrescentando que máquinas também estão sendo utilizadas nas limpezas dos locais já atingidos.

De acordo com o levantamento realizado pela Defesa Civil do Município, os moradores dos Bairros Cacheado, Alto da Boa Vista, Jardim Petrópolis e Jardim Amazonas tiveram suas casas invadidas pela água. “Felizmente os transtornos foram pequenos. Gostaríamos de tranqüilizar a população que não houve dano físico a ninguém”, informa Jenivaldo. O Secretário ainda comenta que com a previsão de mais chuvas para os próximos dias, a Defesa Civil já está fazendo o Relatório da Avaliação de Danos (Avadan), que tem o objetivo de informar ao Governo do Estado sobre os transtornos causados pelas chuvas.

A Defesa Civil recomenda ainda que a comunidade fique alerta com as previsões de chuvas para os próximos dias. No caso de emergência, o órgão pode ser acionado a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone (87) 3862-9213. No caso de alagamentos é recomendado evitar contatos com as águas, pois além de poder receber um choque elétrico, elas podem estar contaminadas.

Nenhum comentário: