segunda-feira, 17 de março de 2008

Faepe, Sebrae e Governo do Estado lançam Trilhas Eqüestres de Gravatá

Foto: Divulgação/Faepe
Da Assessoria de Imprensa


A Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), lançou na última sexta-feira (14), em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Turismo do Estado, o projeto Trilhas Eqüestres de Gravatá. A programação foi realizada no Hotel Portal de Gravatá, com a presença entre outras autoridades, do presidente da Faepe, Pio Guerra e do secretário estadual de Turismo, Sílvio Costa Filho, além do diretor-superintendente do Sebrae-PE, Murilo Guerra. O novo roteiro turístico do Estado conta ainda com o apoio da Prefeitura de Gravatá. O projeto visa a valorização do Turismo Rural em Pernambuco, especialmente na região Agreste do Estado, e o incentivo à prática da cavalgada, através de roteiros eqüestres bem estruturados e sinalizados, aliada à uma natureza rica e exuberantes tão marcantes em Gravatá, que fica a 85 Km do Recife.


“Delimitamos as áreas para a prática do turismo eqüestre, baseado em estudos técnicos e profissionais. O custo da implantação foi do Sebrae em Pernambuco, que entrou junto com a Faepe na estruturação desse novo roteiro turístico e o primeiro desse porte no Nordeste”, disse Pio Guerra. A geração de emprego e renda, a ampliação das oportunidades de negócios para a região Agreste e o aumento da oferta de produtos turísticos local, estão entre as finalidades da iniciativa. Conforme o presidente da Federação de Agricultura de Pernambuco, são mais de 600 mil empregos gerados na atividade turística e criação de cavalos no país. “Isso é seis vezes mais que qualquer outro setor produtivo do país”, ressaltou.

Durante o lançamento, foi apresentado o mapa turístico com a indicação de todas as trilhas e informações gerais do projeto. O material foi distribuído e será enviado gratuitamente para o trade turístico, prefeituras e demais interessados na prática do turismo equestre. O Brasil é o 4° país do mundo na criação de cavalos e Pernambuco, em especial Gravatá, se destaca com mais de 100 haras e ser o primeiro na criação da raça Mangalarga Marchador.

“O roteiro das Trilhas Eqüestres de Gravatá irá movimentar ainda mais o setor e aquecer a economia do município que já tem destaque na movelaria, artesanato e eventos como a Festa do Cavalo que esse ano a Faepe promove de 14 a 22 de junho”, acrescenta Pio Guerra.
A criação de um roteiro eqüestre com atividade turística é pioneira no Nordeste. Gravatá é o primeiro município da região em concentração de haras, fazendas de criação e centros hípicos. A cidade também dispõe de uma bem estruturada rede hoteleira, gastronomia atrativa, além de dispor de um clima ameno, que atrai turistas de todos os cantos, principalmente nos finais de semana. "Aqui estamos firmando uma parceria em prol do turismo de Pernambuco, sem coloração partidária. O nosso partido é o desenvolvimento e a interiorização do turismo no Estado, para que Pernambuco possa crescer ainda mais”, discursou o secretário estadual de Turismo, Sílvio Costa Filho.

O diretor superintendente do Sebrae lembrou da importância da participação dos criadores e empresários do setor na consolidação do projeto das trilhas de Gravatá. "A construção desse projeto de turismo eqüestre vem ao encontro da necessidade dos investimentos feitos pelo setor privado. Também será uma ótima oportunidade para estimular fomentar pequenos negócios, principalmente de selaria e curtumes", acrescentou.

Roteiro – O roteiro terá sete opções de trilhas: Montanha, Serra da Limeira, Estrada Velha de Chã Grande, Vale do Caruá, Trilha da Caroatá, da Bela Vista e do Rio Ipojuca. Na Trilha da Montanha, o turista encontrará atributos como belas paisagens, facilidade de cavalgar, seja de dia ou à noite e com um trajeto de 6 KM, um dos mais curtos. A duração do percurso é de 1h30. A trilha é Montanha é ideal para os iniciantes na prática da cavalgadas. Uma ótima opção para aproveitar com a família e os amigos.

Na Trilha da Serra da Limeira, um mirante é uma das atrações, uma vista impressionante da beleza do lugar. A cavalgada nesta trilha é maior, 23 Km, com duas paradas de 15 minutos. A duração é de 5h. A Trilha da Estrada Velha de Chã Grande apresenta aos desportistas eqüestres um longo trecho pelo Rio Ipojuca e uma bela vegetação nativa. Neste percurso, o cavaleiro tem a oportunidade de passar por haras e criatórios de cavalos de diferentes raças existentes na região. São 3h30 de uma cavalgada de 17 Km.

Outra opção das Trilhas Eqüestres de Gravatá é a do Vale do Caruá, considerada uma das mais tranqüilas. O roteiro tem duração de 1h30 e 7 Km, curto, mas agradável. Na rota, passa-se por um grande açude, grande trecho de vegetação nativa, típica do Agreste e pela casa do artesão com esculturas de cavalos, uma das expressões de arte popular local.

A quinta opção é a Trilha do Caroatá, uma das mais sinuosa e irregular, com direito a precipícios e belas paisagens. São 18 Km com duração de 5h, com duas paradas de 15 minutos. Exige um certo esforço físico, mas é um trecho de grandes atrações, como a olaria mais antiga de Gravatá e o centro de manejo de ovinos e caprinos, considerado o mais moderno do Estado, além da estrada velha entre Gravatá e Bezerros, sede de fazendas tradicionais do lugar e frondosa vegetação de caatinga.Na Trilha da Bela Vista, a cavalgada é realizada em 2h com parada de 15 minutos para descanso. Já a Trilha do Rio Ipojuca, tem 20 Km e dura 4h com duas paradas de 15 minutos. Os dois percursos passam por belas paisagens, sedes de fazendas e pelo rio Ipojuca, com trecho em passagem molhada na trilha do rio.
Legenda: Presidente da Faepe destaca criação de cavalos para sucesso do novo roteiro turístico de PE



Um comentário: