terça-feira, 4 de março de 2008

Hospital Memorial é credenciado para realizar procedimentos cardíacos pelo SUS

Livia Lessa, da Assessoria de Imprensa

O Hospital Memorial Petrolina foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar na região, do vale do São Francisco, serviços de assistência de média e alta complexidade em procedimentos cardiovasculares, como angioplastia e cateterismos cardíacos, além de cirurgias cardíacas através do Sistema Único de Saúde. Até então, esses procedimentos pela rede publica, só só podiam ser feitos no Recife.

Serão beneficiados pacientes de Petrolina e dos municípios que também fazem parte da 8ª Gerência Regional de Saúde: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. Em fevereiro, a Secretaria de Saúde de Petrolina encaminhou os 45 pacientes que aguardavam na fila a realização desses procedimentos no Hospital Memorial. Segundo Maristela Almeida, Diretora de Regulação da Secretaria de Saúde, havia uma grande dificuldade para agendar procedimentos de alta complexidade em cardiologia no Recife, que era referência para Petrolina.

“A demanda lá é muito grande, filas enormes, chegava a formar uma lista de espera que demorava em média 6 meses entre a solicitação do procedimento e a realização. Isso não dependia da gente”, explicou. Agora, os pacientes vão ter mais acesso aos serviços cardiovasculares de forma mais rápida", ressaltou a gerente.

Maristela comenta um hospital habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar procedimentos cardiovasculares pelo SUS, vai resolver todas essas questões de Petrolina e cidades vizinhas, por estar mais proximo do cidadão. "Só em facilitar o acesso desses pacientes já é um grande ganho”, comemora.

A Secretaria de Saúde de Petrolina será responsável pelo controle e regulação dos procedimentos cardiovasculares que serão realizados no Hospital Memorial. Através da Diretoria de Regulação, a secretaria vai encaminhar os pacientes do SUS, que passaram por todo o fluxo de atendimento nas unidades de saúde, desde o posto de saúde do bairro até o especialista, para que tenham acesso ao serviço.

Nenhum comentário: