
Da Assessoria de Imprensa
Além dos advogados, cartórios também oferecem espaço aos administradores de empresas, na função de gerentes administrativos- financeiros
Recife-PE - Administrar um cartório, uma nova oportunidade na carreira dos bacharéis em Direito. Essa pode ser uma atividade interessante. Os cartórios são administrados por particulares, que prestam serviços públicos por delegação, mas a partir da Constituição de 1988, ficou mais restrito o acesso à atividade, visto que a exigência de concurso público se tornou uma realidade. A Constituição proíbe que o cartório permaneça sob a administração de um substituto por mais de 6 meses. No caso de falecimento ou aposentadoria de um titular, os Tribunais são obrigados a abrir concurso dentro desse prazo.
O advogado Filipe Melo apostou na área. Participou do 2º Concurso para Ingresso na Titularidade, aberto em 2001 e realizado em 2002 pelo Tribunal de Justiça do Estado. O agora tabelião está à frente do 1º Ofício de Notas Cartório Andrade Lima, tradicional na sua área desde 1852. O serviço funciona atualmente na Avenida Agamenon Magalhães, descentralizando o atendimento do cartório do centro da cidade, onde esses estabelecimentos tradicionalmente atuam aqui na capital.
"Assumi o Cartório após uma disputa judicial. O concurso somente foi homologado em 2006 e só consegui tomar posse agora em outubro. Enfrentamos grande dificuldade, pois algumas pessoas da classe ainda têm grande resistência aos novos tabeliães e aos concursos públicos nesta área", disse Melo. Na opinião do tabelião, a exigência dos concursos públicos para a administração dos cartórios foi uma forma de selecionar melhor os responsáveis por esses serviços.
"Nos cartórios só quem passa por concurso é seu titular, que deve ser bacharel em Direito. Os demais funcionários são contratados pelo regime da CLT. Outra carreira surgida nos cartórios é o de gerente administrativo-financeiro, que pode ser explorada pelos administradores de empresa", revelou Filipe Melo.
Depois de passar no concurso, o desafio de Filipe agora é gerir o cartório, entender e tornar mais eficiente sua organização. Isso, ele disse que tem procurado fazer com muita seriedade. "É um processo novo na minha carreira, mas uma tarefa que também é muito prazerosa e que pretendo realizar com muita responsabilidade", acrescentou o tabelião do Andrade Lima.
Filipe Melo cita alguns serviços que administra como titular do 1º Ofício de Notas-Cartório Andrade Lima. São serviços públicos extrajudiciais designados pelo Poder Público, como lavratura de escrituras públicas, testamentos, separação, divórcios, inventários, procurações públicas, atas notariais e abertura e reconhecimento de firmas.
SERVIÇO
1º Ofício de Notas Cartório Andrade Lima
Avenida Agamenon Magalhães, 4407-A, Recife-PE
Contato: (81) 3421-4863
Legenda: Filipe passou a tabelião após concurso
Nenhum comentário:
Postar um comentário