domingo, 11 de janeiro de 2009

Governador lança operação de segurança nas praias mais visitadas do Litoral durante o Verão


Da Assessoria de Imprensa


Operação Sossego visa organizar as praias nos finais de semana


Recife/PE - O Governador Eduardo Campos apresentou, na quinta-feira (08), a Operação Sossego que vai atuar nas principais praias de Pernambuco com o objetivo de coibir os crimes ambientais, combater a poluição sonora, a alcoolemia na direção de veículos e a pirataria. A operação, que tem um caráter prioritariamente educativo, vai evitar ocorrências nas áreas litorâneas no sentido de garantir a ordem, a tranqüilidade e o sossego da população local e flutuante, sobretudo no período noturno.


“Esta é a ampliação da operação já desenvolvida no primeiro final de semana do ano de 2009 em Tamandaré. A Operação Sossego é uma ação integrada das nossas forças que vai envolver de forma adicional 1.145 policiais civis, militar e bombeiros, com um forte viés de orientação e que vai se estender até o fim de março”, explicou o Governador.


Segundo a Secretaria de Turismo, o fluxo de turistas nas praias pernambucanas será de cerca de um milhão e 300 mil pessoas esse ano. Cinco praias irão receber as ações da operação Sossego: Ponta de Pedra, Itamaracá, Porto de Galinhas, Tamandaré e São José da Coroa Grande, se estendendo a localidades próximas como Maria Farinha, no litoral norte e Serrambi no litoral sul.


Dos 1.145 policiais, 644 são policiais militares, 210 bombeiros e 161 policiais civis. Já serão utilizados na Sossego, os novos policiais formados hoje, no Centro de Convenções. A operação acontecerá durante as 24h das sextas, sábados e domingos. 174 veículos participam da ação. A PM terá 72 carros, 24 motocicletas e 18 ciclopatrulhas e a Civil 60 carros. O Grupamento Aéreo também utilizará um helicóptero. As praias de Itamaracá e Maria Farinha; Porto de Galinhas e Serrambi; Tamandaré e Carneiros serão vigiadas por um jet ski cada. Duas guarnições de resgate também serão destacadas para Igarassu e para a PE-60.


“Uma das nossas preocupações é combater a circulação de veículos, especialmente os quadriciclos, nas praias e de embarcações irregulares em áreas proibidas da orla, o que coloca em risco a vida dos banhistas. Para isso, teremos um helicóptero, três jet skis e lanchas do Corpo de Bombeiros fazendo a fiscalização nas águas”, afirmou o Eduardo.


O governador ressaltou que o Estado está fazendo um grande esforço para divulgar as medidas da Operação Sossego e precisa da ajuda de toda a sociedade e principalmente da imprensa. “As prefeituras também vão se envolver no projeto, mas é necessário que se crie uma cultura de fiscalização pela própria sociedade para que num futuro breve não haja a necessidade de empenhar tantas pessoas nesse tipo de operação”, finalizou Eduardo Campos.

Nenhum comentário: