quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Trabalhadores rurais se preparam para as negociações coletivas

Da Assessoria de Comunicação

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina se reúne com os delegados sindicais das empresas rurais do município amanhã nesta quianta (15), às 8 h, Colégio Gercino Coelho, bairro Gercino Coelho, para discutirem estratégias das negociações coletivas deste ano, previstas para o próximo dia 20.

Segundo o presidente do STR Petrolina, Francisco Pascoal, a reunião visa reforçar a pauta de reivindicações da categoria, que inclui itens como seguro desemprego na entressafra, redução da jornada de trabalho e Piso salarial de R$ 558,00. Além disso, o encontro vai unificar a posição da classe trabalhadora do Vale do São Francisco diante da atual situação econômica da região, também levando em consideração que a fruticultura é a base da economia regional e o setor que mais emprega e gera renda.

As negociações coletivas entre entidades sindicais de empregados e de empregadores tornaram-se um importante instrumento de conquistas dos trabalhadores, através da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT. Porém, mesmo sendo reconhecida pela constituição, alguns pontos da Convenção, como hora-extra, transporte, equipamentos de segurança e instalações adequadas de trabalho ainda são desrespeitados.

“Para garantir o cumprimento da lei os sindicatos realizam diariamente um trabalho de fiscalização nas empresas, em parceria com o Ministério do Trabalho”, ressaltou a Secretária de Assalariados do STR Petrolina, Maria Joelma da Silva.

Nenhum comentário: