quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Encontro discute problemas da violência sexual contra crianças e adolescentes nas regiões do São Francisco e Itaparica

Anna Monteiro, da assessoria de imprensa


Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Afrânio, Dormentes, Orocó, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Belém do São Francisco e Floresta, participaram na última terça-feira (06), no Centro de Convenções de Petrolina, do Encontro Regional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDCA/PE, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude e Cidadania (Sedesc) e com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e doa Adolescente – CMDDCA-Petrolina.

Após realizar, nos dias 01 e 02 de outubro, no Recife, o I Seminário para Revisão do Plano Estadual Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil de Pernambuco, chegou a vez de levar a discussão para todas as regiões, afim de que toda a Rede possa participar efetivamente do processo de avaliação e revisão do referido plano.

Em Petrolina, que abriu os encontros para os municípios das regiões do São Francisco e de Itaparica, além dos conselhos Estadual e Municipal, também estiveram presentes o representante da Rede Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, Fernando Cármino, e a representante da ONG World Childhood Fundation Brasil, Gorete Vasconcelos. Além de vários profissionais dos Serviços Sentinela dos municípios.

Para Eleonora Pereira, vice-presidente do CEDCA-PE, esses encontros regionais servirão para trazer a discussão para toda a sociedade. “Torna-se imprescindível que haja uma ação articulada de todas as redes juntamente com a sociedade para que possamos frear esse triste quadro de violência contra o público infanto-juvenil no nosso estado”, enfatizou.

Outro órgão que esteve representado foi a Empresa Pernambucana de Turismo – EMPETUR, que vem tendo um importante papel nessa problemática no tocante ás atividades turísticas. Segundo Juliani Loureiro, a EMPETUR, convocou os 82 municípios das rotas turísticas do estado. “Através dessa ação, pretendemos coibir a prática do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nesse segmento do turismo, o que será importante sob todos os aspectos”, destacou.

Após a avaliação dos temas discutidos pelos grupos formados no encontro, as deliberações serão anexadas às demais das outras regiões e encaminhadas para aprovação no CEDCA, afim de que o Plano passe a ser posto em prática a partir do inicio de 2008.

Nenhum comentário: