sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Bicharada do Mestre Jaime vai comandar folia em Salgueiro


Da Assessoria de Imprensa


Há mais de 60 anos o carnaval de Salgueiro, no Sertão do Estado, ganhou um das troças mais animadas e folclóricas do interior. Ainda nem se falava nos bonecos gigantes de Olinda. O carnavalesco, alfaiate, músico e boêmio Jaime Alves Concerva, o Mestre Jaime, já estava nas ruas, revolucionando a folia com sua irreverente Bicharada. Eram foliões vestidos de macacões florados. Na cabeça, máscaras de animais da fauna brasileira confeccionadas por com jornais, papelão, barbante e cola feita de goma de trigo.


“Um carnaval sem máscaras, não presta, não tem alegria, é como um circo sem palhaço. Só brinco carnaval se for assim”, diz Mestre Jaime ao sentenciar que só bota seu bloco na rua ao som de frevos e marchinhas. E sua vontade será feita durante três dias dentro da programação do “Melhor Carnaval do Sertão” organizado pela Prefeitura com apoio do Governo do Estado através da Fundarpe. Além da Bicharada, Os Insetos, o Trancelim de Conceição das Crioulas, o Bloco dos Sanfoneiros que está sendo resgatado, entre outras agremiações formadas por jovens estudantes vão sair às ruas e avenidas durante a reinado de Momo.


A largada da festa será uma prévia no dia 27 de janeiro, quando o Bloco Tabacaria, de Olinda, sairá pelo terceiro ano consecutivo, desfilando no centro da cidade arrastando os foliões. Oficialmente o carnaval sertanejo começa na sexta-feira com o tradicional desfile das Virgens que vai premiar até a fantasia mais ecológica e criativa. Este ano serão dois pólos de animação com concentração na Praça da Bomba e Giradouro do Prado. A partir desses pontos, os foliões descem pelo corredor da folia que corta três avenidas até se encontrar no Beco da Folia que terá uma orquestra de frevo.


No sábado, o Mestre Jaime muda de figurino e encarna no Zé Pereira. De domingo à terça, sempre a partir das 15h, ele comanda o arrastão da folia com sua Bicharada que agora conta com cara de “homens estranhos”. No final da tarde, o autêntico frevo pernambucano vai dominar o Beco da Folia com as matinês, entrando noite à dentro até a quarta-feira de cinzas.


Legenda: Troça marca o ritmo há mais de 60 anos na folia em Salgueiro

Nenhum comentário: