quarta-feira, 2 de abril de 2008

“Cuide-se para ser Feliz” movimenta o bairro João Paulo II


Lidiane Cavalcante, da Assessoria de Imprensa

Juazeiro/BA -
Uma série de palestras educativas e a oferta gratuita de exames de saúde marcaram nesta quarta-feira (2), no bairro João Paulo II, em Juazeiro, a abertura da campanha “Cuide-se para ser Feliz”. Promovido pelo Hospital Pró-Matre de Juazeiro em parceria com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e com o Programa da Melhor Idade, o evento reuniu, principalmente, idosos dos bairros João Paulo II, Vila Nova Fé, Antônio Guilhermino e Parque Residencial.

A campanha, que aconteceu na Casa Paroquial do bairro João Paulo II e tem prosseguimento a partir das 14 horas de hoje, foi aberta pela assistente social Telma Borges que falou da importância de se prevenir as doenças silenciosas, a exemplo de hipertensão e diabetes. Depois, os idosos participaram de uma dinâmica de grupo e em seguida ouviram as palestras sobre bons hábitos alimentares, com a nutricionista Juracema Schoenenberger, e pressão arterial e diabetes com o enfermeiro Eduildson Nunes.

Segundo a agricultora, Eulália da Silva, que após a palestra fez teste de glicemia e aferiu à pressão arterial, a campanha não poderia ter acontecido em momento mais oportuno. “Eventos como esse são muito importantes para esclarecer dúvidas a respeito da boa manutenção da saúde, além de oferecer de graça exames que há muito tempo eu não fazia.”


O enfermeiro Eduildson Nunes, que também é coordenador da UTI da Pró-Matre, alertou que as pessoas não devem ignorar os sinais da pressão alta. “Insônia, dores de cabeça, desmaios podem ser indícios do problema. A cada sete pacientes internados na UTI, quatro são decorrentes de hipertensão”, lembrou.

O evento contou ainda com uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, psicólogos, pedagoga, assistente social e técnico em enfermagem. “Começamo bem. O Hospital Pró-Matre já desenvolve campanhas de ação social nos bairros carentes de Juazeiro há mais de três anos. Com a ação “Cuide-se para ser Feliz” estamos conscientizando e sensibilizando a população, principalmente aquela acima dos 50 anos, dos cuidados que devemos tomar para termos um envelhecimento saudável”, concluiu Telma Borges.


O Brasil tem hoje, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 19 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade. Num futuro não muito distante, os idosos representarão 25% da população brasileira. Dados da Organização Mundial de Saúde - OMS - estimam que em duas décadas o Brasil será o 6° país do mundo com a maior população de idosos.








Nenhum comentário: