quarta-feira, 2 de abril de 2008

Prefeitura monta força-tarefa devido aos problemas decorrentes das chuvas em Petrolina

Foto: Divulgação
Nomeriana Cavalcanti, da Assessoria de Imprensa

Representantes da Prefeitura de Petrolina, Exército, Polícia Rodoviária Federal, Compesa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) se reuniram na manhã desta quarta-feira (2), no Centro de Convenções, para discutir ações emergenciais em combate aos problemas causados pelas chuvas dos últimos dias. A iniciativa partiu do prefeito do município, Odacy Amorim.

Durante a reunião ficou acertado que a Polícia Militar reforçará a segurança nos bairros, o Exército vai disponibilizar bombas, moto-bombas e carros-pipa para a retirada da água e o Corpo de Bombeiro participará das ações que envolvam salvamentos, na eventualidade de desabamentos e inundações, informa o secretário da Defesa Social, Major José Mariano.

“As secretarias municipais também têm um papel fundamental nesse trabalho, seja na limpeza, na sinalização de ruas, remoção de pessoas, drenagem e outros trabalhos”, acrescentou o secretário. Ainda conforme o Major Mariano, três famílias foram colocadas em abrigos e outras estão em casas de parentes.

De acordo com a Secretaria da Defesa Social, a previsão é de fortes chuvas até o dia 10 de abril. “Já tivemos até 500 milímetros em algumas partes da cidade e outras até acima disso. É uma quantidade fora do normal que Petrolina comporta”, avaliou o Major José Mariano.

Bombeiros - O Major Charles, do Corpo de Bombeiros, informa que a unidade manterá o atual efetivo de serviço diário. “Creio que enquanto não houver um grande volume de chuvas, nós estaremos em condições de atender aos chamados da população. Caso haja necessidade, utilizaremos uma outra equipe que chamamos de reserva técnica”, ressalta.

A Polícia Rodoviária Federal disponibilizou um grupo de emergência para ajudar nos atendimento às famílias desabrigadas. “Além do nosso efetivo, disponibilizamos 15 policiais treinados, um veículo prancha e outro caminhão, para o caso de inundações de ruas, para ajudar a tirar famílias, fazer mudanças, colaborar da melhor forma possível”, afirma o inspetor Pedra Fixe.

Agilidade - O prefeito Odacy Amorim afirma que, com o apoio das instituições que participaram do encontro, será possível dar mais assistência aos pontos críticos da cidade, como a Lagoa de São Joaquim, no Dom Avelar, o Jatobá II, Alto da Boa Vista, Jardim Petrópolis e o Vale do Grande Rio. “Cada um dos segmentos aqui reunidos se dispôs a cooperar. Com esta força tarefa que montamos hoje, conseguiremos mais agilidade no auxílio às famílias prejudicadas com a chuva, além de trabalhar melhor com a estrutura dos locais que sofreram danos”, completou.

Legenda: Esquema especial visa proteger população enquanto a chuva persistir

Nenhum comentário: