segunda-feira, 28 de abril de 2008

Vacinação contra gripe vai até o dia 9 de maio

Foto: Divulgação/SMS
Lívia Lessa, Da Assessoria de Imprensa

84 anos, sorriso fácil e disposição de sobra. Assim é dona Anastácia Maria da Silva, moradora do bairro Alto do Cocar, que sempre toma a vacina contra a gripe. Segundo ela, tanta disposição vem dos cuidados com a saúde, além de se vacinar todos os anos, preocupa-se com a alimentação, pratica atividade física há vários anos. Dona Anastácia foi uma das primeiras da fila na abertura da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em Petrolina, ocorrida no último sábado (26).

“Eu acho muito importante porque a gente fica sadia e é difícil pegar gripe. Faz muito tempo que não fico gripada. Todo ano tomo minha vacina e fico cheia de saúde, com essa animação toda para dançar, brincar e fazer minhas atividades, graças a Deus”, comemorou.

Sábado foi o Dia D de Vacinação contra a Gripe em todo o país e houve uma grande mobilização para imunizar a população idosa acima de 60 anos. A abertura da campanha aconteceu no Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no bairro Alto do Cocar, e contou com a presença da secretária de Saúde, Graça Carvalho e sua equipe. Ambiente decorado, balões, música, comida e muita animação, um dia de festa, para comemorar. Logo após a abertura foi oferecido um café-da-manhã para todos os idosos presentes que foram se vacinar.

Neste dia as vacinas também foram disponibilizadas em todos os postos de saúde da zona urbana e rural, além de unidades de vacinação instaladas em alguns pontos estratégicos da cidade que atraiu a população idosa, como escolas, shopping e associações de bairros. Cerca de 300 profissionais da saúde estiveram envolvidos nessa ação em Petrolina no Dia D.

Os objetivos da Campanha de Vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa grave doença e os óbitos entre os idosos. De acordo com Lúcia Moreno, Diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, a imunização é essencial porque embora pareça uma doença simples, nos idosos ela pode ter sérias complicações.

“Nós sabemos que a gripe é uma doença grave para os idosos e muitas vezes pode levar a complicações, como uma pneumonia. Por isso é necessário que todos sejam vacinados, para evitar que fiquem acamados e que a doença se transforme num quadro mais grave.”, explicou.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para os idosos começou no dia 22 de abril e segue até o dia 09 de maio. Com o slogan "Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se", a campanha chega à décima edição com uma novidade: em 2008 a meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% da população acima de 60 anos. Antes essa meta era 70%, que aumentou devido a grande adesão da população idosa a campanha.

Em 2007, a vacinação atingiu 86,61% do público-alvo em todo o país. Em Petrolina há mais de 15 mil idosos e o município pretende superar o índice do ano passado, quando foram imunizados mais de 95% dos idosos cadastrados. Até sábado foram imunizadas 5.763 pessoas.


Legenda: Dona Maria Anastácia: vacina contra a gripe e muita disposição para viver bem e com saúde

Nenhum comentário: