quinta-feira, 22 de maio de 2008

BNB amplia financiamento para o setor cultural

Foto: Google Imagens
Da Assessoria de Comunicação do BNB

Fortaleza/Ce - O Banco do Nordeste estendeu para toda a sua área de atuação o programa de apoio ao financiamento reembolsável do setor cultural (Procultura). Anteriormente disponibilizado apenas para capitais nordestinas e cidades-sede dos centros culturais do Banco, o Procultura passa a financiar projetos culturais desenvolvidos em quaisquer cidades da Região Nordeste ou norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo o diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, Pedro Lapa, o Procultura destaca-se como uma alternativa sustentável de incentivo a projetos e empreendimentos culturais, que geralmente utilizam recursos de patrocínios. “O setor cultural é, ainda hoje, extremamente dependente de patrocínios que são recursos limitados e não garantem nem proporcionam a sustentabilidade dos projetos a médio e longo prazo. Por outro lado, o Procultura dispõe de condições e encargos diferenciados, graças ao aporte de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE)”, afirmou.



Lançado em junho de 2007, durante a inauguração do Centro Cultural Banco do Nordeste – Sousa, o Procultura tem o objetivo de financiar a implantação, ampliação, modernização e reforma de espaços e empreendimentos culturais, além do financiamento à produção, promoção, divulgação e comercialização de produtos culturais, mediante capital de giro associado. Dentre outras atividades econômicas, o programa apóia também a produção de espetáculos de artes cênicas; produção, gravação, edição e distribuição de produtos musicais, audiovisuais ou de outras mídias e editoração de livros e outras publicações.



Fórum de Cultura



Afora a exposição sobre as mudanças na política de concessão de crédito do Procultura, os participantes do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste também debaterão outras políticas de incentivo ao setor cultural da Região. A videoconferência contará com representantes de secretarias estaduais e municipais de cultura, de editoras públicas e privadas, de coordenadores dos sistemas estaduais de bibliotecas, organizadores de bienais, feiras e mostras de livro, além de outras autoridades no assunto.



Legenda: Sede do BNB

Nenhum comentário: