
Antônio Carlos Miranda, da Assessoria de Imprensa
A elevação do Brasil para Grau de Investimento, na semana passada, conforme a agência norte-americana de classificação de crédito Standard Poor’s, mereceu destaque no último discurso proferido pelo deputado federal Fernando Filho (PSB-PE). Da tribuna, ele afirmou que a atual condição econômica do País permitiu que alcançasse esse estatus.
“Trata-se de um verdadeiro selo de reconhecimento à atual condição brasileira, não apenas para honrar os compromissos relativos a endividamento externo, como também à capacidade de nossa economia de continuar crescendo a taxas bastante positivas, com estabilidade da inflação”, ressaltou.
O parlamentar pernambucano enfatizou que esse reconhecimento já era esperado há algum tempo e que o grau de investimento vai permitir ao País atrair investimentos de peso em segmentos produtivos, na compra de ações de empresas brasileiras ou ainda em títulos públicos.
“O mais importante, a partir dessa nova realidade, é que as empresas sediadas no Brasil conseguem obter financiamentos lá fora a custos mais baixos e acessíveis, tanto para atender as necessidades de ampliação da capacidade de produzir quanto para renegociar dívidas antes contraídas a juros mais elevados”, pontuou.
Cautela– Fernando Filho, no entanto, sugeriu à equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apenas um pouco de cautela, no que diz respeito à política cambial e monetária. Segundo ele, a entrada de dólares em quantidade muito expressiva leva o Real a se valorizar ainda mais, prejudicando as exportações. Um bom exemplo é o Vale do São Francisco, que tem na fruticultura irrigada sua principal atividade.
Um dos maiores exportadores de uva e manga do País, o Vale do São Francisco (região representada pelo deputado) vem sofrendo constantes prejuízos em função da valorização do Real ante o dólar, diminuindo sensivelmente as receitas dos fruticultores. “Por isso é fundamental a adoção de medidas para se evitar uma deterioração excessiva do dólar, e até se compensem as perdas provocadas por esse desequilíbrio”, finalizou.
Legenda: Fernando Filho eligoiou sucesso econômico do Brasil em discurso na Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário