sexta-feira, 13 de junho de 2008

Provas eqüestres atraem atletas para a II Festa do Cavalo em Gravatá

Foto: Rodrigo Moreira/divulgação
Da Assessoria de Imprensa


Competições eqüestres movimentam o Agreste do Estado a partir deste sábado (14), em Gravatá (85 Km do Recife), na II Festa do Cavalo, organizada pela Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) em parceria com a Prefeitura do município e o Sebrae/PE. Haverá prova de marcha com raças Campolina e Mangalarga Marchador, além de provas de hipismo, que encerram a festa no dia 22. Os vencedores receberão troféus e brindes.

A programação acontece no Haras Dr. Luiz Ignácio, que fica cerca de 2 Km do centro de Gravatá. As provas competitivas de tambor e baliza do quarto de milha acontecem em diversas categorias. Outra atração, são as competições de argolinhas. O objetivo da festa é celebrar atividades geradas através do cavalo, onde o Brasil possui o quarto maior rebanho eqüino do mundo, com 5,9 milhões de animais. Estados Unidos (9,2 milhões), China (7,9 milhões) e México (6,3 milhões), são os três primeiros da lista, segundo um estudo da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) publicado em 2005.

A Festa do Cavalo 2008 acontece durante todo o dia. A prova de marcha deste sábado começa às 8h. Haverá ainda cursos de equitação diários, entre os dias 14 e 22, período de realização do evento. A segunda edição da Festa do Cavalo deverá receber um público médio de 5 mil pessoas por dia. No ano passado, esse número ficou em torno de 3,5 pessoas. Os visitantes também ponderação fazer aulas diárias de equitação.

De acordo com o presidente da Faepe, o cavalo pode ser aproveitado nos esportes, no trabalho e em muitas outras atividades. Dados de um estudo realizado pela CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), revelam que os negócios do cavalo no Brasil, movimentam um faturamento anual de R$ 7,5 milhões em 25 segmentos. “Muitos segmentos ficaram de fora deste mapeamento, devido as dificuldades de dados existentes sobre a eqüinocultura”, comentou Pio Guerra.

Uma Cavalhada de Alagoas movimentará a festa no dia 20, a partir das 17h. No mesmo dia, às 15h, haverá a apresentação do cão da raça Border Collie (de origem australiana), que atua como cão de pastoreio, é único no Estado.

A II Festa do Cavalo de Gravatá conta com o apoio da Associação Campolina Pernambuco, Federação Eqüestre de Pernambuco e Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador de Gravatá.

SERVIÇO:

II Festa do Cavalo
Quando: 14 a 22 de junho
Onde: Haras Dr. Luiz Ignácio, BR-232, Km 84, Gravatá (2 Km do centro da cidade)
Horário: a partir das 8h
Informações: (81) (81) 3428-8600(Faepe)3327-5377 (Infinito Promoções)
Legenda: Esportes equestres da Festa do Cavalo atraem muitos participantes

Nenhum comentário: